Barulinho

quinta-feira, 18 de junho de 2009

inveja, desprezo, destaque e relações humanas.


A verdade é uma, prego que se destaca leva martelada.

Parto do senso comum porque somente o senso comum utiliza isso com as pessoas que se destacam. Em qualquer ambiente, desde o colégio até a universidade, se destacou se ferrou. É só você tirar uma nota acima da média, ser promovido, elogiado que lá vem os olhares.

Existem pessoas, assim como eu, que incrivelmente por todo lugar que passa, deixa uma relaçãozinha assim. É provável, confesso, que eu tenha uma grande culpa nisso tudo. Mas vendo como o ser humano age, me pego pensando se eu realmente tenho que ser a pessoa mais simpática do mundo. Não, eu não acho, mas vamos lá.

Cordialidade, respeito e educação são coisas que sempre deverão existir. Se você quer ser mais um "nariz em pé", seja, mas lembre-se que esses quesitos são necessários. Mas, puta que o pariu, da onde o senso comum associa respeito e educação com simpatia? Não sei, sinceramente, não sei. Se faz mais do que essencial que compreendam que você não precisa ser simpático para ser educado. E aí vem gente querendo fazer a social, "socializar" , ser bem quisto com todas as pessoas.

Não dá, o céu nem sempre acorda tão colorido assim.




Quem vê a vida com os olhos do espírito, racionalmente, despido de paixões, sabe que essa visão romântica das relações humanas, é completamente irracional.




[Os que se destacam sempre serão invejados, tanto nós invejaremos quanto os outros nos invejarão]

Nenhum comentário: